Desratização
Os ratos são considerados uma das principais pragas urbanas, pois além de causarem prejuízos materiais, podem transmitir doenças graves para humanos e animais. Eles se reproduzem rapidamente, vivem em áreas escuras e úmidas, e se alimentam de restos de comida e lixo. Existem diversos tipos de roedores, mas os mais comuns em áreas urbanas são o rato de esgoto (Rattus norvegicus), o rato de telhado (Rattus rattus) e o camundongo.
RATO DE ESGOTO
O rato de esgoto (Rattus norvegicus) é uma espécie de roedor comum em áreas urbanas, sendo encontrado em esgotos, galerias subterrâneas, bueiros, lixo e entulho. Eles são chamados de “ratos cinzentos” devido à sua pelagem acinzentada e são maiores que outras espécies de ratos, podendo atingir até 40 cm de comprimento, incluindo a cauda.
RATO DE TELHADO
O rato de telhado (Rattus rattus) é uma espécie de roedor comum em áreas urbanas e suburbanas, sendo encontrado em telhados, sótãos, forros, árvores e áreas com vegetação densa. Eles são chamados de “ratos pretos” devido à sua pelagem escura e são menores que outras espécies de ratos, podendo atingir até 20 cm de comprimento, incluindo a cauda.
CAMUNDONGO
O camundongo é uma espécie de roedor muito comum em áreas urbanas e rurais, sendo encontrado em casas, prédios, parques, jardins e terrenos baldios. Eles são menores que outras espécies de ratos, podendo atingir cerca de 10 cm de comprimento, incluindo a cauda.